Lamborghini Gallardo LP560-4 Super Trofeo 2009 by Mondo Motors/Plain Body Mod



Em Maio de 2009 a Lamborghini apresentou o que intitulava como “o carro de série mais rápido do mundo”, o  Gallardo LP 560-4 Super Trofeo.
Esta versão de competição deriva do Gallardo LP 560-4, e tem como propulsor o novo motor V10 de 5.2 litros com injecção directa ou na língua mãe "Iniezione Diretta Stratificata".
O motor debita 109.5cv por litro, cada cv de potência tem de mover não mais que 2.28kg de peso, isto porque o carro tem um peso total de 1300kg em seco.
 A sua potência flui, comandada pela caixa robotizada e.gear de 6 velocidades, numa transmissão de tracção integral permanente, o tipo de transmissão ideal para uma condução desportiva. A Lamborghini inaugurou o seu sistema de tracção integral em 1993 no Lamborghini Diablo VT, afirmando-se esta como a melhor solução para uma elevada performance. A tracção às quatro rodas proporciona melhor aderência que apenas a duas, permite iniciar a aceleração mais cedo ao sair de uma curva. Contudo os resultados não se reflectem apenas na aderência, a dinâmica lateral e estabilidade também beneficiam.
O Super Trofeo é um automóvel desportivo de topo em todos os aspectos. O chassis foi redesenhado especificamente para fins desportivos, os pneus de competição são fornecidos pela Pirelli e o sistema de travagem com ABS desportivo confere uma capacidade de travagem brutal.


A silhueta do Super Trofeo é distinta, caracterizada pelo para-choques dianteiro, spoilers laterais, para-choques e difusor traseiro fabricados em fibra de carbono. O aileron traseiro em fibra de carbono integra-se na concepção global de forma perfeita.

O Lamborghini Blancpain Super Trofeo teve início em Maio de 2009 sendo a única competição monomarca de veículos com tracção integral. Era também um objectivo tornar-se a competição monomarca na qual as velocidades mais elevadas eram atingidas.
Integrando competições europeias tais como Deutsche Tourenwagen Meisterschaft (DTM), FIA GT Series e o World Touring Car Championship (WTCC), são no total 18 corridas, com uma grelha de partida composta por 30 carros. Tanto pilotos profissionais como “amadores” com licença de competição internacional (A,B ou C) têm acesso ao Super Trofeo, bem como equipes formadas por concessionários Lamborghini. Participa também uma equipe de fábrica representada por condutores convidados.
A Lamborghini disponibilizou os veículos de competição, bem como peças suplentes, através da sua Rede de Concessionários, custando o automóvel 200.000€ antes de impostos.


Marca: Lamborghini
Modelo: Gallardo LP 560-4 Super Trofeo
Ano Lançamento: 2009

Motor
Cilindrada (cc): 5 402
Potência máxima: 570
Nº Cilindros: 10
Válvulas por cilindro: 4


Modelo 1:18
Este é um modelo de construção claramente “budget”, um trabalho da Mondo Motors que não revela grande detalhe. Contudo, este Super Trofeo transformado em plain-body tem umas agradáveis linhas, sendo as suas bonitas jantes um ponto forte. A limpeza dos decalques deixou algumas marcas e manchas na pintura algo que futuramente poderá ser corrigido.
Não se tratando de uma peça de referência fica bem na vitrina, ladeado pelas outras máquinas de Sant'Agata Bolognese.