Alfa Romeo Giullia Sprint GTA - 1965 by Road Signature

Em 1963 a Alfa Romeo apresentou o protótipo do Giulia Sprint GT coupé como sucessor do Giulietta Sprint. As vendas tiveram início em 1964.


O Giulia GT foi desenhado por Bertone e o motor de 1570cm3 derivou do Giulia Sedan.

Em 1965 a transformação do Giulia começa e estreia-se na Subida de Trento-Monte Bondone. O carro conquistou o 1º lugar na classe 1600 GT.

Em 1966 a Auto Delta integra a Alfa Romeo. A divisão desportiva da Alfa desenvolveu um carro para competição que, esteticamente, se assemelhava à versão normal de estrada. Estes carros tinham a designação GTA em vez de apenas GT, o 'A' significava "Alleggerita", italiano para “peso leve”. Desde então a actividade da Auto Delta centra-se na modificação e preparação de carros de turismo.

Inicialmente, o Giulia GTA teve o mesmo motor que o TZ2 (1570cm3) que após alterações consegue atingir 175cv.A versão de série debitava 115cv às 6000 rpm.


O Giulia GTA na versão 1600 atingia um peso de 700kg e velocidades superiores ao 200 km/h. O GTA tinha painéis de alumínio no lugar dos de aço, jantes em liga leve, janelas em plástico transparente e interiores pensados para reduzir o peso ao máximo.

Graças ao trabalho da Auto Delta, o carro apresentava um comportamento em estrada fora do comum. Mesmo competindo frequentemente com o Porsche 911, os Alfa Romeo não experienciam qualquer complexo de inferioridade e na Alemanha em 1967, na pista de Nurburgring, os GTA classificam-se em 1º, 2º e 4º lugares.

O carro tornou-se invencível na sua classe. Registou centenas de vitórias (mais de 200 só na época de 1966), dezenas de títulos nacionais (até nos EUA e América do Sul), três Europe Challanger para carros de Turismo (1966/67/69) e um Campeonato Europeu de Montanha em 1967.

A lenda dos GTA perdura até aos dias de hoje.