Alfa Romeo Brera 2005 by Norev

A primeira aparição do Brera foi no salão de Geneva em 2002. Foi desenhado e idealizado por Giorgetto Giugiaro na Italdesign Giugiaro. O protótipo tinha um motor Maserati V8 com cerca de 390cv de potência. O sucesso do modelo levou a que subsequentemente os planos de produção fossem anunciados para 2005.


O Alfa Romeo Brera entrou no mercado em 2005, novamente no salão de Geneva. Manteve a aparência exterior do protótipo mas numa escala mais pequena, tornando-se no coupe a ocupar o lugar do GTV. A versão Spider seguiu-se num curto espaço de tempo substituindo o Spider com base no GTV.

O Brera está está disponível em duas motorizações a gasolina, o 2.2JTS com 182cv de potência e o 3.2V6 com 260cv de potência, e uma a diesel, o 2.4JTD de 210cv. Enquanto o 2.2JTS e o 2.4JTD têm tracção dianteira, o 3.2V6 têm um sistema de tracção às quatro rodas Torsen semelhante ao que equipa os 156 e 159 Q4.

O MY 2008 do Brera trouxe alterações mecânicas e de interiores. O 3.2V6 passou a ter também uma versão de tracção dianteira bem como a versão Q4, permitindo uma velocidade máxima de 250kms/h. A utilização de mais peças de alumínio permitiu uma redução de peso significativa.