Ferrari 550 Maranello 1996 by Bburago/SCRR
Ano Lançamento: 1996
Motor
Cilindrada (cc): 5474
Potência máxima (cv/rpm): 492/7000
Binário máximo (Nm/rpm): 568/5000
Nº Cilindros: 12
Válvulas por cilindro: 4
Prestações
Velocidade máxima (km/h): 320
0-100 km/h (s): 4.6
Transmissão
Tipo: T
Caixa: 6M
Dimensões
Comp./Larg. (mm): 4550/1935
Distância entre eixos (mm): 2500
Peso (kg): 1690
Nº Portas: 2
Depósito (l): 114
Apresentado em 1996, o Ferrari 550 Maranello é um GT Coupé de gama alta. Com motor dianteiro e tracção traseira o 550 trouxe de regresso uma solução clássica que não era utilizada desde 1973 com o 365 GTB/4 “Daytona”.
Construído com base na tecnologia do 456 2+2, tinha contudo um motor inteiramente novo de 5.5 litros V12 capaz de produzir quase 500cv. A designação numérica “550” refere-se à cilindrada e “Maranello” à cidade onde se encontra a sede da Ferrari.
1996 foi também o ano da despedida do F512 M, ficando o F50 e o F355 como modelos de motor central. Apesar do 550 ser um GT menos agressivo, veio ocupar o lugar do 512 M como o coupé topo de gama.
O 550 tem um interior espaçoso com excelentes acabamentos. A mala (traseira), alta e larga mas pouco profunda, é suficiente para transportar o saco de golfe ou as malas para uma deslocação de fim-de-semana.
O motor é um V12 com 4 válvulas por cilindro de 5.747cc, capaz de debitar 492cv às 7000rpm. Com este o 550 atinge os 100 km/h em 4.6 segundos sendo a velocidade máxima 320.3 km/h.
O sucessor do 550 surgiu em 2002, o “Modificata” 575 M Maranello.
A miniatura é da Bburago e tem um molde bastante bom. De origem, o interior era muito simples e plástico como é normal nesta marca, contudo tinha bastantes detalhes que depois dos melhoramentos acabaram por sobressair, como é o caso do jogo de malas. O motor tinha de origem bastante potencial para melhoramentos, como acontece com muitos Ferrari da Bburago. Neste sector acresci alguns detalhes, principalmente cromáticos. No final, depois das alterações, esta miniatura é bastante razoável e representa bem o 550.