Ferrari 512 BB 1976 by Kyosho
Aplicou um motor boxer de 12 cilindros e aumentou a capacidade do motor em cinco litros passando para um 4942cc criando assim o 512 Berlinetta Boxer.
Relativamente ao 365GT4 BB, tinha uma traseira mais larga com pneus mais largos e uma suspensão revista. Outras novidades eram as entradas de ar laterais NACA para arrefecimento dos travões traseiros, uma frente mais baixa com um novo spoiler e grupos de duas luzes em vez dos grupos de três presentes no 365.
Em cinco anos de produção 929 unidades foram produzidas, até que em 1981 o sistema de injecção Bosch K-Jetronic veio substituir o sistema de carburadores nascendo assim o 512BBi.
Produção: 1976 - 1980
Apresentação: 1976 Salão de Paris
Design: Pininfarina
Motor
Configuração: Tipo F102 BB 180º V12
Posição: Central de montage longitudinal
Construção: Cabeça e bloco em liga leve
Capacidade: 4.942cc
Disposição de válvulas: 2 válvulas por cilindro, DOHC
Alimentação: 4 carburadores Weber 40 IF3C
Aspiração: Normal
Potência: 360cv às 6800 rpm
Torque: 450 Nm às 4300 rpm
Travões: Disco ventilado às quarto rodas
Transmissão: Caixa manual de 5 velocidades, tracção traseira.
Dimensões
Peso: 1400 kg
Comprimento/Largura/Altura 4400 mm/ 1830 mm/ 1120 mm
Performance
Potência / peso: 0.26cv/ kg
Velocidade máxima: 302 km/h
0-111 kmh: 5.5 s
0-185 kmh: 13.2 s
O modelo 1:18
Este é um trabalho já antigo por parte da Kyosho. Não sendo o expoente máximo de qualidade desta marca de referência, este 512BB tem imensos pormenores agradáveis. Um detalhe que numa miniatura deste nível deveria estar mais bem conseguido é o dos cintos de segurança, fabricados em borracha. Contudo, os faróis escamoteáveis, os suportes do capot e tampa da mala, o flock (que pela velhice já começa a querer fugir) e mesmo o motor estão bem conseguidos. Em resumo trata-se de uma boa representação do lendário 512BB.