Lamborghini Gallardo 2003 by Maisto



Lamborghini Gallardo, o primeiro fruto resultante da parceria formada entre a Lamborghini e a Audi foi apresentado oficialmente ao público no Salão de Genebra de 2003, um superdesportivo de design mais arredondado que o Murciélago, mas cujas linhas são muito semelhantes, o que levou a que alguns o chamassem de “baby Murcielago”.
Foi a primeira vez em mais de 10 anos, que a Lamborghini lançou no mercado um segundo modelo no mesmo ano.


Fabrizio Giugiaro (ItalDesign/Giugiaro)concebeu o design original e Luc Donckerwolcke  finalizou o projecto no novo Lamborghini Centro Stile.
Concebido para revolucionar o seu segmento como um desportivo de altas prestações que proporciona um comportamento em estrada adequado a todas as situações, o Gallardo é a síntese de um verdadeiro automóvel desportivo que pode ser utilizado no dia-a-dia.


O nome escolhido para batizar esta nova máquina da Lamborghini - assim como em vários outros automóveis da marca - é proveniente de uma raça de touros que remonta ao século XXVIII, cujo responsável era Francisco Gallardo, posteriormente integrada na ganadaria de Don António Miura, outro ganadero de renome, que também emprestou seu nome para batizar o célebre Lamborghini Miura. Feroz e robusto, de cor negra ou cinza escura, o touro Gallardo era símbolo de coragem, bem como força e agressividade, características que o tornaram famoso dentro das arenas.
Um nome e características que bem se adequam ao compacto e potente propulsor V10 de 5.0 litros, com bancadas a 90º, duplo comando de válvulas por bancada com variador de fase e lubrificação a cárter seco, capaz de gerar 500 cv de potência às 7800 rpm, estando 80% desta potência disponível logo às 1500 rpm. Com uma velocidade máxima anunciada de 309 km/h, o Gallardo precisa de apenas 4 segundos para partir da imobilidade e alcançar os 100 km/h.



O carro compartilha o chassis tubular e alguns elementos mecânicos com o Audi RSR, versão de produção do conceito Rosemeyer. Chassis e carroceria, em alumínio, são construídos na fábrica Quattro GmbH, em Neckarsulm, na Alemanha, mas a montagem final do carro é realizada em Sant'Agata Bolognese, Itália, casa da Lamborghini.
Com 4,3 metros de comprimento, o Gallardo tem um peso total de apenas 1430 quilos.
O Gallardo vem equipado com jantes de 19 polegadas e pneus 235/35 à frente e 295/30 na traseira. Tem travões com discos ventilados nas quatro rodas com 365 mm à frente e 335 mm atrás, com pinças Brembo.



Embora tenha um design semelhante ao Murciélago, o Gallardo tem portas convencionais, em vez das habituais "tesouras", e um spoiler traseiro que surge apenas em alta velocidade. O Gallardo vem equipado com uma transmissão manual de seis velocidades, com opção da caixa sequencial 'e.gear', permitindo que as trocas sejam feitas no volante. A tração integral permanente distribui 70% do torque às rodas traseiras, mas pode chegar a 80% em condições extremas de aceleração, ou dividir em 50% por eixo, na iminência de perda de tração traseira.


Marca: Lamborghini
Modelo: Gallardo
Ano Lançamento: 2003

Motor
Cilindrada (cc): 4961
Potência máxima (cv/rpm): 500/7800
Binário máximo (Nm/rpm):510/4500
Nº Cilindros: 10
Válvulas por cilindro: 4

Prestações
Velocidade máxima (km/h): 309
0-100 km/h (s): 4.1

Dimensões
Comp./Larg. (mm): 4300/1900
Distância entre eixos (mm): 2560
Peso (kg): 1430
Nº Portas: 2
Depósito (l): 90


Modelo 1:18

Estamos perante um modesto trabalho da Maisto, longe das exímias peças fabricadas pela Auto Art.
O molde está limpo e correcto e a pintuara bem aplicada num bonito amarelo metalizado.
As bonitas jantes mereciam uns discos mais bem conseguidos, sem grande trabalho estes poderiam ser menos brilhantes e ter uma textura menos “esquisita”. O motor tem alguma falta de profundidade, sendo apesar disso, bastante razoável para o patamar de custo desta peça. O ponto mais fraco é mesmo o seu interior, austero e pouco trabalhado, não houve grande preocupação com detalhes. A manete da alavanca das mudanças continua a parecer absurdamente grande, algo que estranhamente também acontece no Auto Art.
Esta é na verdade uma boa opção para quem pretende gastar pouco dinheiro e ainda assim ter uma boa representação do Gallardo na estante.