Lamborghini Murciélago Roadster 2004 by Motor Max
Inicialmente apresentado em Detroit como protótipo em 2003, onde chamou a atenção dos entusiastas de automóveis italianos, o Murciélago Roadster teve a sua apresentação oficial no Salão de Geneva em 2004, passando à fase de produção e comercialização na segunda metade desse ano.
Nesta versão destinada a ser conduzida a céu aberto, Luc Donckerwolke
procurou vincar uma imagem oriunda dos roadsters de competição dos anos
60, dando continuidade à tradição dos roadsters de 12 cilindros da casa
Lamborghini: do 350 GTS ao Miura Roadster, até ao mais recente Diablo
Roadster.
Sem alterar muito o design da carroçaria, adoptou um
pára-brisas que se prolonga sobre as portas, ao jeito de uma viseira de
capacete, protegendo o habitáculo das turbulências aerodinâmicas. Assim,
o design exterior caracteriza-se por uma imponência que interage com
linhas agressivas, explorando toda a linguagem de criação Lamborghini
elevando-a novamente a um nível mais alto.Se o design da carroçaria recuperou um estilo com idade, o habitáculo não foge muito ao que era habitual nesses tempos. Apesar do requinte do couro cosido à mão, é espartano. Todos os indicadores e comandos estão reduzidos ao estritamente necessário. Da mesma forma, o seu interior reflecte agressividade e exclusividade, como por exemplo, nos apoios de cabeça aerodinâmicos em perfeita harmonia com as entradas de ar móveis.
Como não há espaço sobre o motor V12 para receber uma capota amovível, o Murciélago Roadster apresenta uma capota em lona, algo artesanal, que só pode ser utilizada a baixa velocidade, o que é algo contra-natura para um modelo que partilha a mecânica com o coupé, e que oferece performances elevadíssimas que podem ser desfrutadas ao limite graças à tracção total permanente, e a todos os modernos sistemas electrónicos de apoio à condução, que passam pelo controlo de tracção e estabilidade, pelo ABS, e pela repartição de travagem (DRP) que conta com um sensor por roda (TRW) que evita que estas bloqueiem.
Motor
Cilindrada (cc): 6192Potência máxima (cv/rpm): 580/7500
Binário máximo (Nm/rpm): 650/5400
Nº Cilindros: 12
Válvulas por cilindro: 4
Prestações
Velocidade máxima (km/h): 320
0-100 km/h (s): 3.8
Transmissão
Tipo: I
Caixa: 6M
Dimensões
Comp./Larg. (mm): 4580/2045
Distância entre eixos (mm): 2665
Peso (kg): 1800
Nº Portas: 2
Depósito (l): 100
O modelo 1:18
Esta é a única peça na minha colecção fabricada pela Motor Max. A sua aquisição deveu-se mais ao interesse em conhecer o trabalho deste fabricante do que propriamente ao interesse pela versão Roadster do Murciélago.
Trata-se de mais uma peça de preço acessível, como tem vindo a ser apanágio dos Lamborghini por aqui apresentados. Com um nível de qualidade muito semelhante ao da Maisto, esta miniatura tem molde e pintura razoáveis, um motor aceitável e interiores que sem deslumbrar, cumprem. Globalmente, estamos perante mais um caso de um modelo que não prende a atenção por muito tempo mas fica muito bem na vitrina.
Esta é a única peça na minha colecção fabricada pela Motor Max. A sua aquisição deveu-se mais ao interesse em conhecer o trabalho deste fabricante do que propriamente ao interesse pela versão Roadster do Murciélago.
Trata-se de mais uma peça de preço acessível, como tem vindo a ser apanágio dos Lamborghini por aqui apresentados. Com um nível de qualidade muito semelhante ao da Maisto, esta miniatura tem molde e pintura razoáveis, um motor aceitável e interiores que sem deslumbrar, cumprem. Globalmente, estamos perante mais um caso de um modelo que não prende a atenção por muito tempo mas fica muito bem na vitrina.