Lotus Europa S 2006 by AUTOart




Apresentado em 2006 no Salão de Geneva, o Lotus Europa S segue uma filosofia de alta performance e baixo peso, característica da Lotus. Na verdade, recorrendo a inteligentes soluções, este GT pesa apenas 995kg.



 
Concebido para complementar os bem sucedidos modelos Elise (e seu descendente Exige), o Europa S é um GT de dois lugares cujo nome tem origem no lendário Lotus Europa dos anos 60 e 70. Contudo, o Europa não deriva do Elise ou do Exige, tendo sido atribuída a este uma série Lotus própria, a Type 121 (o Elise e Exige são ambos Type 111). Este coupé de motor central revela uma elevada performance, propulsionado por um motor turbo de 2 litros que debita uma potência de 200cv às 5400rpm e um binário de 263Nm às 4200rpm.


Quando comparado com o premiado Lotus Elise, o mais descontraído Europa S apresenta uma bagageira maior, melhor isolamento de ruídos e um acesso mais facilitado ao habitáculo, resultado de um chassis com as laterais mais baixas e uma linha de tejadilho mais alta. Equipado de série com estofos em pele, ar condicionado, sistema de som customizado, interiores atapetados e airbags de condutor e passageiro, a Lotus criou assim um automóvel que oferece uma experiência de condução de “classe executiva”.


O Lotus Europa S atinge 90% do seu binário máximo a umas meras 2000rpm, conferindo uma aceleração de “supercarro” a partir de baixas rotações. Consegue assim atingir dos 0 aos 96km/h em 5.5 segundos e os 160km/h em 14 segundos. A velocidade máxima é de aproximadamente 225km/h. À imagem da sua marca, o Europa S apresenta uma admirável relação potência/peso de 201cv/t. 


Tony Shute, Director de Produto na Lotus Cars explica o conceito: “O Europa S levou a Lotus a explorar as suas competências no desenvolvimento de um GT sofisticado que com sucesso, veio complementar a gama já existente. O conceito “Grand Tourer” subjacente ao Europa S proporciona ao condutor um ambiente requintado, integrando inovadores elementos de estilo, que não comprometem a performance e condução exemplares, características da marca Lotus.”


Russel Carr, Director de Design na Lotus diz: “A forma de um design deve reflectir o espírito do automóvel, e o Lotus Europa S não foge a esta regra. Se a personalidade rebelde e competitiva do Exige é caracterizada por formas apertadas e atléticas que exprimem agilidade e potência, o Europa S recorre a uma linguagem mais fluida e acessível reflectindo a sua personalidade mais sofisticada.”




LOTUS Europa S 2.0 Turbo (200 HP) – Ficha Técnica

Cilindros: L4
Cilindrada: 1998cm3
Potência: 200cv @ 5400rpm
Binário: 272Nm @ 5000rpm
Alimentação: Injecção Multiponto

Velocidade máxima: 242km/h
Aceleração: 0-100kp/h - 5.8s

Transmissão: Motor central / tracção traseira
Caixa: Manual, 6 velocidades

Sistema de travagem (Frente/Trás): Discos ventilados
Pneumáticos (Frente/Trás): F: 175/55 R17 / T: 225/45 R17

Dimensões
Peso: 995kg
Distância entre eixos: 233cm
Comprimento: 390cm
Largura: 171cm
Altura: 112cm




Modelo 1:18

Trata-se de um modelo produzido pela AutoArt pelo que o nível de detalhe vai de encontro às expectativas. O molde simples e fiel representa bem este pequeno automóvel, num bonito branco metalizado, um detalhe difícil de perceber nas fotos que nalguns casos pode até ser confundido com pó. Os pneus franzinos, jantes e discos estão fielmente representados. O interior é simples e está bem representado bem como o motor e área de bagagem. As grelhas perfuradas acrescentam profundidade ao modelo deixando perceber o que por trás delas se encontra. O facto da tampa dianteira abrir é também uma agradável surpresa.
Resumindo, mesmo não se tratando com toda a certeza do Lotus mais bonito de sempre, a AutoArt fez um bom trabalho, fiel às proporções do modelo original.
Pela primeira vez tive a ajuda do Schumi na sessão fotográfica, a sua presença parece-me útil para uma melhor percepção de escala pelo que será visita frequente.